Muito comum em São Paulo e deu até o nome a um bairro central da cidade. Estamos falando da Cambuci, árvore que possui uma frutinha verde mesmo quando madura, típica da Mata Atlântica e que não revela à primeira vista seus inúmeros benefícios. Já foi quase extinta e, há alguns anos, produtores, organizações e a gestão pública de São Paulo têm trabalhado para resgatar essa fruta e promover o seu consumo.
De formato bem inusitado, lembrando um “disco voador”, são de sabor azedinho doce, daqueles que grudam na boca, como a sensação de comer um caqui verde por exemplo. Essa sensação se dá pela presença de taninos, por isso é difícil consumi-la pura, o que é o motivo do seu pouco reconhecimento na alimentação.
A árvore é parente das conhecidas pitangueiras, jabuticabeiras e goiabeiras. A cambuci (Campomanesia phaea) é riquíssima em antioxidantes e uma fonte poderosa de vitaminas, sendo considerada um dos frutos mais interessantes da flora brasileira, mesmo que ainda pouco conhecido e divulgado. Seu consumo é indicado para preparações culinárias, como em matéria-prima para geleia, sorvete, caipirinha, chá, suco, doces, enfim, possui usos múltiplos.
Os antioxidantes presentes no fruto ajudam a manter a saúde do organismo como um todo, protegendo-o de doenças crônicas não transmissíveis, doenças cardiovasculares e hipertensão. Estudos revelam que o suco e a polpa do cambuci apresentam teor de vitaminas C próximo à dose diária recomendada, ou seja, um copo de suco supre quase totalmente a quantidade necessária desse nutriente por dia. Essa vitamina é fundamental para o evitar o envelhecimento precoce e combater os danos causados por maus hábitos, como fumar por exemplo.
Outros nutrientes importantes presentes na fruta são:
• Betacaroteno: precursor da vitamina A, que é fundamental para a visão;
• Magnésio: ajuda a regular nervos e músculos e atua no controle do açúcar no sangue;
• Potássio: atua no controle da pressão arterial;
• Fósforo e cálcio: ótimos para os ossos;
• Fibras: auxiliam na regulação do intestino.
DICA: Para acrescentar essa fruta em seus hábitos alimentares, inicie com um suco feito de cambuci, gengibre e amora. Além de super nutritivo, é refrescante e funcional.
Você já viu uma dessas por onde passou?
Nome Científico:
Campomanesia phaea
Nome Popular:
Cambuci
Partes utilizadas:
Frutos
Sorvete de Cambuci
Em um processador, bata uma banana congelada e um cambuci sem casca. Adicione duas colheres de mel. Leve a mistura para um recipiente de vidro. Finalize com castanhas de caju e sirva.