Os programas culinários estão em alta! Nunca tivemos tanta programação com foco na preparação de alimentos e isso certamente representa uma mudança cultural que está se refletindo nas mídias e programas de tv.
Recentemente a TV Globo lançou sua nova atração, o Mestre do Sabor, um programa que semanalmente desafia grandes chefs, nomes já consagrados da gastronomia brasileira a lidarem com situações e ingredientes diversos, incluindo as PANC!
E por isso, no episódio de hoje, os chefs do Mestre do Sabor trabalharam com as PANC! Mais que isso, com as plantas aqui do quintal da família Mato no Prato 💚. Sob apresentação de ninguém menos que o criador das PANC Valdely Kinupp!!!
Quem acompanha nosso trabalho, já sabe o quanto as PANC são importantes. Existem milhares de plantas comestíveis no mundo, mas nossa alimentação se baseia em não mais que uma ou duas dúzias. Resgatar as plantas que, com o avanço da agricultura e da industrialização, foram sendo esquecidas, significa resgatar a cultura e as tradições alimentares de nossos ancestrais, significa evitar a perda de biodiversidade nos ecossistemas, significa evitar a monotonia alimentar, diversificar a composição nutricional de nossas refeições, enriquecer nossos paladar, colocar à mesa uma variedade muitíssimo maior de sabores, aromas, texturas, cores...
Enfim, eu poderia passar aqui horas e horas falando da importância de trazer à convencionalidade essas PANC... Mas vou apenas deixar registrada minha alegria em ver essas plantas ganhando lugar de destaque na gastronomia em rede nacional. Quem sabe assim mais e mais gente procura por elas, e aí aumenta a demanda, e aí aumenta a produção, e aí elas chegam à mesa de muito mais gente, e o mundo seria um lugar melhor, né?
Você conhece as PANC que os chefs usaram no programa? Escolhemos 5 delas pra você saber mais!
Essa é uma PANC barba, cabelo e bigode: todas as partes dessa planta podem ser aproveitadas. Como??? Ela tem um sabor bastante parecido com o espinafre, e você pode colocar em saladas, refogar, usar em sopas, molhos para massas, guisados, e até acrescentar em receitas de sucos verdes. Gostou? Não acabamos ainda: além de deliciosa, prática e super versátil, a beldroega é um excelente alimento:
• Rica em vitaminas A e C, fortalece o sistema imunológico, prevenindo infecções e o desenvolvimento de câncer, é um poderoso antioxidante. Também é rica em cálcio e ferro, nutrientes que ajudam a prevenir anemia e osteoporose, além de magnésio e potássio, que mantêm o bom o humor e estimulam a contração e a força muscular.
• Possui atividade diurética e de proteção dos rins, atuando na prevenção de infecções urinárias e doenças na bexiga, aumenta a secreção de leite materno, e suas sementes ainda são utilizadas contra parasitas intestinais
• É um dos pouquíssimos alimentos de origem vegetal que o contêm ômega 3;
Quer saber mais? Temos um artigo dedicado inteiramente a essa PANC em nosso site, confira aqui!
>Essa PANC pertence à família Solanaceae, é parente de umas plantas bem conhecidas, como o tomate, a beringela e a batata. O seu fruto é uma baga comestível, podendo ser vermelho, laranja ou amarelo. A pele du fruto é fina, porém resistente, revestida com uma penugem que se parece com a do pêssego quando está verde. Seu sabor é suave, levemente parecido com o tomate, e a polpa tem uma acidez agradável, como o limão.
Sendo originária da Amazônia, domesticado pelos povos nativos sul-americanos. Eles sim é que são espertos: sabem muito bem aproveitar essa planta cheia de benefícios: é rico em fibras, proteínas, vitaminas e sais minerais. Essa PANC poderoda é muito utilizada por populações regionais como fitoterápicos, para controle da diabetes, ácido úrico, colesterol,tratamento de queimaduras, micoses da pele, alivio da enxaqueca, contribui para um sistema digestivo saudável, no alívio de perturbações gastrointestinais, antiveneno e escabicida. Ufa! Tá bom, né?
A raiz-de-lótus (em japonês, renkon) é uma planta aquática nativa da Ásia. No oriente, a flor de lótus significa pureza espiritual. A parte que chamamos de "raiz-de-lótus", não é uma raiz, mas sim um tubérculo (um caule modificado que armazena nutrientes, como a batata), e está mais para a pureza do sistema respiratório: é indicado para resfriados, catarro, sinusite, congestão nasal e tosse crônica, além de ser utilizada também no tratamento de anemia e alergias.
Ela também é bastante utilizada na culinária oriental. É uma boa fonte de vitamina C, vitaminas do complexo B, minerais e potássio, e tem uma textura crocante e sabor levemente adocicado e floral, relativamete neutro e bastante agradável. Pode ser consumida frita, refogada, em saladas, bolinhos e, nosso preferido, aproveitando seus buraquinhos, também recheada. Hummmmm......
é conhecida como pak choi, pok choi, ou apenas.... Repolho-chinês! Trata-se não apenas de uma PANC, mas de um complexo de variedades e cultivares de repolho, cultivadas e muito consumidas na gastronomia oriental. Essas variedades não formam cabeças, possuem folhas verdes com talos mais claros.
Além de muito saboroso, o bok choy é bastante nutritivo, é uma fonte rica de vitamina A, vitamina C, vitamina K e ainda fornece vitamina B6 e cálcio. Ele também possui os chamados glucosinolatos. Esses compostos, como muitas substâncias, podem ser tóxicos para os seres humanos em grandes doses... Mas em pequenas quantidades, são benéficos, e parecem estar associados até mesmo à prevenção de câncer.
Imagine uma batatona, marrom, cascuda e pesada, pendurada numa planta trepadeira como se fosse um chuchu ou um maxixe. Estamos falando do cará-moela. Também conhecida como cará-de-árvore ou cará-do-ar, ela não é parente da batata, mas seus tubérculos são relativamente parecidos. Seu sabor é agradável após o preparo: ela pode ser cozida, frita ou assada, usada como purês, fritas, chips, em ensopados e transformadas em farinha para pães e bolos. Mas atenção! Nada de comê-la crua, pois mesmo as variedades mais domesticadas, podem conter substâncias potencialente tóxicas. Já cozida, aprecie sem moderação essa verdadeira delícia!
Acompanhe nosso site e nossas redes sociais: sempre damos várias dicas e receitas pra ajudar você a colocar no seu prato esses vegetais incomuns que merecem tanto a nossa atenção!
Sabe quem são os verdadeiros Mestres do Sabor????
Beldroega
Mana cubiu
Raiz-de-lótus
Bok choy
Cará-moela