Gosta de comida colorida? Então conheça mais sobre essa PANC que pode deixar tudo azul!
O jenipapeiro (Genipa americana) se encontra amplamente distribuído nas áreas tropicais e subtropicais da América Latina. No Brasil, árvores nativas são encontradas na Amazônia e na Mata Atlântica, principalmente em locais mais úmidos ou próximos a rios, uma vez que a planta suporta bem encharcamento.
Pertencente à família botânica Rubiaceae, essa árvore pode chegar a vinte metros de altura. Seu fruto, o jenipapo, é uma baga subglobosa de cor amarelo-pardacenta e chega a ter 10 cm de comprimento e 7 cm de diâmetro. Seu nome é proveniente do tupi-guarani e quer dizer “fruto que serve para pintar”, pois do sumo do fruto verde se extrai a genipina, substância que reage com aminoácidos livres e oxigênio formando uma cor azul com a qual se pode pintar a pele, paredes, cerâmica etc., sendo muito utilizada nos grafismos corporais de várias etnias indígenas. O fruto verde é inodoro, porém é repulsivo na boca para ser ingerido “in natura” de tão amargo. Quando está maduro possui um perfume forte e agradável, mas aparência não muito atrativa e sabor muito ácido. Para poder saboreá-lo é necessário saber preparar, e o trunfo de utilizá-lo antes de amadurecer é conseguir uma coloração que pode ir do azul acinzentado ao índigo e colorir pratos variados. É muito apreciado na forma de compotas, doces, xaropes, bebida refrigerante, bebida vinosa e licor, que é muito apreciado na Bahia, Pernambuco e diversas cidades de Goiás.
Os benefícios do consumo incluem:
- Rico em vitaminas B1, B2, B3, B5 e C;
- Possui uma boa quantidade de fibras, sendo ideal para quem sofre com prisão de ventre e, inclusive, é utilizado como laxante;
- Indicado para quem tem problemas respiratórios;
- Auxilia no controle das plaquetas no sangue, por isso é indicado para quem está passando por sessões de quimioterapia;
- Excelente para gestantes, pois atua diretamente no estômago e evita vômitos e outros enjoos muito comuns durante o período;
- Segundo a crença popular de algumas tradições, seu consumo aumenta a libido, sendo considerado afrodisíaco;
- Rico em ferro, prevenindo a anemia.
Além disso, o chá feito com as raízes da árvore do jenipapo é um eficiente purgativo e popularmente utilizado contra a gonorreia na forma de banhos de assento, a casca do tronco é usada no combate a diarreias e as folhas exercem ação antissifilítica e antidiarreica. As cascas do caule e do fruto verde também são utilizadas para curtir couro por serem ricas em taninos.
O jenipapeiro é uma planta versátil, se adapta a diversos tipos de solo e precisa de bastante espaço. Devido a essa última característica, antes de pensar em plantá-lo é melhor medir a área que você tem disponível. A melhor época para o plantio é de outubro a dezembro por conta da umidade. Apesar de ser uma planta com crescimento rápido, demora de 5 a 8 anos para começar a frutificar. Os frutos caem entre fevereiro e julho.
Nome Científico:
Genipa americana
Nome Popular:
Jenipapo verde
Ocorrência:
Partes utilizadas:
Frutos, raízes, casca do tronco, folhas
Doce de Jenipapo
Descasque 5 frutos de jenipapo e retire as sementes do miolo. Corte em pedaços e leve ao fogo numa panela com água até iniciar a fervura. Escorra a água e volte ao fogo com 2kg de açúcar e 1/2 litro de água. Deixe cozinhar até a calda engrossar. Coloque cravos-da-índia e canela em casca a gosto.
Procurando PANC e derivados para refeições saudáveis e biodiversas? Clique aqui!