Araçá-boi, também conhecida como “fruta iogurte” é um fruto conhecido por poucos. Recebe esse nome devido ao fato de que, ao misturar com o leite, a fruta adquire um aspecto similar ao iogurte de fábrica. O nome araçá-boi vem do tupi que significa “planta que tem olhos”, em que faz uma alusão às suas sépalas, que dão a aparência de um olho no fruto.
Nativa da Amazônia ocidental e cultivada principalmente no Peru, o Araçá-boi (Eugenia stipitata) é uma planta pertencente à família Myrtaceae, e é usualmente cultivada nas áreas equatorial, subtropical e tropical da América Central e América do Sul, principalmente no Brasil e Colômbia.
A Eugenia stipitata pertence à mesma família da goiaba e da jabuticaba; é uma planta arbustiva que pode alcançar até 3 metros de altura, contendo ramos desde o solo, com folhas simples, elípticas e de cor verde-escura. Sua germinação pode demorar, variando de 3 meses a 1 ano para se concluir, sendo que a fase de florescimento e obtenção do fruto inicia-se após 2 anos de plantio. A safra vai de março a junho e suas inflorescências são compostas por cacho pequenos de flores no alto da árvore (flores brancas).
O fruto do araçá-boi, também conhecido como araçá-do-sertão, araçá-mark ou até araza em alguns de seus países de origem, é do tipo baga de tamanho grande, se caracterizando como suculento e ácido. Com casca fina e coloração amarela quando madura, o fruto exala um aroma agradável; além disso, seu peso varia de 200g à 400g e contém cerca de 4 a 12 sementes.
A família araçá é muito extensa, existem outros tipos, que variam de cor, tamanho e altura que o pé pode alcançar, além das propriedades nutricionais. Dentre eles, os mais comuns são: araçá-vermelho, araçá-de-cora, araçá-da-praia, araçá-do-campo, araçá-do-mato, araçá-pêra, araçá-rosa e araçá-piranga.
Devido a sua alta taxa de acidez, a fruta não costuma ser consumida “in natura”. Ainda assim, pode-se realizar diversas receitas que variam desde vitaminas, sucos, geleias e compotas, sorvetes, mousses, picolés, cremes e sobremesas em geral.
O Araçá-boi é uma fruta com alto valor nutricional. Em cerca de 100g do fruto, pode conter:
• 247 Kcal;
• 20g de proteínas;
• 15g de fibra alimentar;
• 85mg de cálcio;
• 69mg de fósforo;
• 98mg de potássio;
• 7,75μg de vitamina A;
• 9,84μg de vitamina B ;
• 7,68mg de vitamina C.
Os benefícios do consumo incluem:
• Propriedades anticancerígenas;
• Fonte de cobre, ajuda a regular o metabolismo, principalmente na tireoide;
• Rico em vitamina C, apresenta cerca de 5 vezes mais a quantidade de vitamina C do que as outras frutas cítricas. Auxiliando no aumento da imunidade;
• Contém vitaminas do complexo B, como B6 e B3, importantes para o sistema nervoso;
• Abundante em fibra alimentar. Possuem fibra dietética, que a torna um remédio eficaz para problemas cardíacos, colesterol e diabetes.
Apesar de ser uma ótima opção alimentar, o consumo do produto não é difundido em diversas regiões do país, sendo assim, é imprescindível que os profissionais da saúde recomendem a utilização da fruta no dia-a-dia, tendo em vista que seu consumo regular auxiliaria na prática de uma vida saudável, além de que, nas indústrias de alimentos, poderia vir a ser uma boa alternativa para a substituição dos acidulantes ácido cítrico, por seu alto teor ácido.
Fenologia e produtividade do araçá-boi (Eugenia stipitata, Myrtaceae) na Amazônia Central. Falcão, M.A.; Galvão, R; Crement, C.R. 1994.
Frutíferas - desfrute de muito conteúdo. Araça-boi (Eugênia stipitata).
Araçá-boi: uma alternativa para agroindústria. Sacramento, C.; Barreto, W.; Faria, J.C. Bahia Agríc., v.8, n. 2, nov. 2008.
Arazá-Manual para la Producción Orgânica. Manuel, B.; Suquilanda, V. Ediciones UPS, Fundagro. 1995. Quito
Alef Reis de Araújo e Thiago Santos de Almeida
Profª. Drª. Vanessa Pamponét e Profª. Drª. Cinira Farias
Nome Científico:
Eugenia stipitata
Nome Popular:
Araçá-boi, araçá-do-sertão, araçá-mark ou até araza
Partes utilizadas:
Polpa dos frutos.
Iogurte de Araçá
Você vai precisar de 3 araçás, 1/2 xícara de chá de leite integral ou semidesnatado, 1/4 de xícara de açúcar cristal Usando uma taça, corte em rodelas finas o Araçá-boi maduro, faça uma camada da fruta no fundo e polvilhe um pouco de açúcar. Repita o processo até chegar próximo a borda, em seguida, cubra as camadas com leite (podendo ser do tipo que preferir). Leve para a geladeira e reserve pelas próximas 24h.
Veja mais fotos do araçá-boi
Procurando PANC e derivados para refeições saudáveis e biodiversas? Clique aqui!
Alef Reis de Araújo: Graduando em Engenharia de Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, campus Uruçuca. Participação no projeto de extensão PANC: Alimente-se de forma saudável e Sustentável do IFBAIANO, campus Uruçuca
Currículo LattesTiago Santos De Almeida: Graduando em Engenharia de Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, campus Uruçuca. Participação no projeto de extensão PANC: Alimente-se de forma saudável e Sustentável do IFBAIANO, campus Uruçuca.
Currículo Lattes