Ora-pro-nobis



Ora-pro-nobis

Não se intimide com os espinhos e a aparência ornamental. A ora-pro-nobis vem conquistando cada dia mais pessoas por suas propriedades medicinais e versatilidade no uso.

Pereskia aculeata é popularmente conhecida como ora-pro-nobis, orabróbro, lobrobó ou lobrobô. Seu nome tem científico tem origem do latim e significa “ora por nós”, fazendo referência a uma tradição popular em que as pessoas colhiam a planta no quintal de um padre rezando nessa língua.

É nativa do continente americano, sendo encontrada desde o sul dos Estados Unidos até a Argentina, incluindo as Ilhas do Caribe. Em nosso país pode ser vista nos estados de Maranhão, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

O tronco da planta possui muitos espinhos, por isso é utilizada como cerca viva de sítios e chácaras. Por ser uma PANC, seus usos alimentares muitas vezes são ignorados, mas na verdade ela possui muitas propriedades benéficas para a saúde e vem ganhando muito espaço, principalmente entre os veganos, pelo seu alto teor de proteínas (cerca de 25% de valor proteico).

As folhas são as partes mais consumidas da planta. Por não apresentarem um sabor característico e marcante, são consideradas de paladar neutro. É macia por dentro e por fora e muito versátil na cozinha, sendo muito utilizada em chás, saladas e sucos, mas refogada também fica uma delícia.

As flores e frutos também são comestíveis, mas como as flores só aparecem por um dia ao ano (no Brasil, entre os meses de janeiro e abril), o seu uso é mais ornamental. Já seus frutos duram mais que um dia, mas também despontam em um momento específico do ano, mais ou menos entre junho e julho.

Entre os principais benefícios incluem:
• Alto teor de fibras: auxilia no processo digestivo e intestinal, promove saciedade e evita prisão de ventre, formação de pólipos, hemorroidas e até tumores;
• Como chá possui excelente função depurativa: indicado para processos inflamatórios e na prevenção de varizes;
• Altos índices de ferro: nada de anemia;
• Alta concentração de vitamina C: fortalece o sistema imunológico, mantendo a saúde em alta;
• Rica em vitamina A (retinol): a pele e a visão agradecem;
• Rica em ácido fólico: ATENÇÃO GRAVIDINHAS! Essa vitamina essencial para evitar problemas para o bebê durante a gestação;
• Boa quantidade de cálcio: ossos e dentes fortalecidos.

A ora-pro-nobis é uma cactácea trepadeira, possui folhas resistentes e se adapta facilmente a diferentes tipos de solo, inclusive a terras pouco férteis e úmidas. Além disso, é considerada uma planta rústica, sendo resistente a pragas e doenças que atingem hortaliças comuns, ou seja, não é necessário o uso de agrotóxicos para protegê-las, o que é um ótimo sinal.

Viu só quanta coisa boa tem essa planta e como seu cultivo é fácil?! Então que tal ter uma em casa?

Nome Científico:
Pereskia aculeata


Nome Popular:
Ora-pro-nobis


Partes utilizadas:
Folhas, flores e frutos podem ser utilizados tanto crus quanto cozidos.


Pão verde de folhas.
Triture 100g de folhas frescas com 150ml de água, 300 ml de leite, 2 colheres de sopa de manteiga e 3 gemas, após misture 1kg de farinha de trigo, 2 colheres de sopa de fermento biológico, 6 colheres de sopa de açúcar mascavo e 1 colher de chá de sal. Deixe crescer, amasse, separe em porções, deixe crescer novamente, pincele com óleo e asse.