Tamarindo



Tamarindo

Apesar de dizerem que é um legume, essa PANC na verdade é uma fruta com diversas propriedades, sendo um excelente laxante natural.

O tamarindo ou tamarino é uma fruta tropical de natureza leguminosa, típica da África do Sul e que foi difundida pela Ásia no período colonial. É conhecido como tâmara da Índia, foi trazido ao Brasil também no período colonial pelos portugueses e se aclimatou muito bem em nosso país, sendo consumido principalmente no Nordeste.

A árvore do tamarindo, o tamarindeiro, é muito bonita, frondosa e de sombra bem fresca, podendo atingir até 25 metros. Se desenvolve em clima tropical úmido ou árido e a presença de luz e calor é sempre bem-vinda, pois essa planta não tolera o frio.

O tamarindo é semelhante a uma vagem envolvida em uma cobertura densa, mas que se quebra com facilidade. Na parte interna é possível encontrar uma substância carnuda, mole, marrom, ao mesmo tempo ácida e doce e repleta de fibras. Por seu gosto peculiar, vai bem em pratos doces e salgados, refrescos, sorvetes, licores e drinques. Normalmente é utilizada a polpa depois de cozida. Na Índia, suas flores e folhas são utilizadas em saladas quando novas. Em muitas regiões, também é utilizado para temperar carnes e peixes.

Sua polpa é rica em vitamina A, fibras e minerais, sendo excelente para tratar prisão de ventre.

Outros benefícios dessa PANC incluem:

• Capacidade de reduzir inflamação por todo o corpo;
• Melhora a saúde dos olhos;
• Ajuda a controlar o diabetes;
• Auxilia na diminuição do colesterol;
• Previne doenças cardiovasculares;
• Diminui o apetite;
• Diminui o risco de desenvolvimento de câncer no cólon.

O cultivo do tamarindo deve ser feito em local espaçoso, solo arenoso, para evitar encharcamentos, e sem escassez de matéria orgânica. É uma árvore rústica que não necessita de grandes cuidados para sobreviver e dar uma boa produção de frutos, contudo no início de ciclo e na fase da frutificação requer alguns cuidados. Para o plantio pode-se utilizar sementes ou mudas.

Viu só quanta coisa boa o tamarindo pode oferecer? Mas é necessário apreciar com moderação, pois é uma fruta bastante calórica.

Nome Científico:
Tamarindus Indica


Nome Popular:
Tamarindo


Partes utilizadas:
Poupa


Molho de Tamarindo
Após descascar os tamarindos, coloque para ferver com o dobro de água até as sementes se soltarem e penere. Volte a polpa para a panela e adicione azeite, vinagre, cheiro verde, sal e outras ervas de sua preferência. Deixe engrossar por alguns minutos. Pode ser usada em pratos quentes ou resfriar e diluir, para acompanhar saladas e pratos frios.