Tomate de Árvore



Tomate de Árvore

Agridoce, suculento e saboroso – estou me referindo ao delicioso tomate de árvore.

Muitas pessoas não conhecem essa fruta ou a chamam por outro nome. Entre suas denominações populares estão tomate-francês, tomate-maracujá, tamarillo e tomate-inglês.

O tomate de árvore (Solanum betaceum) é nativo dos Andes, na América do Sul, e muito semelhante ao tomate. Sua parte externa é firme e carnuda e seu consumo deve ser evitado, pois é amarga. Já o seu centro possui uma textura gelatinosa, com pequenas sementes comestíveis. Seu sabor varia de acordo com a coloração, sendo encontrado nos tons de vermelho, amarelo e laranja. Os mais vermelhos são macios e de sabor adocicado, enquanto que os amarelos são mais consistentes e ácidos.

Seu ótimo paladar faz com que seja facilmente incluído em diversas receitas, como saladas de frutas, sobremesas, molhos ou até mesmo utilizado em sucos e geleias. Também vale misturá-lo no arroz, que ficará rosado e com um gostinho levemente cítrico, promovendo uma transformação num prato comum da nossa culinária.

Principais benefícios
• rico em fibras e possui leve efeito laxante: nossos intestinos agradecem;
• alta quantidade de antioxidantes: xô doenças;
• alta concentração de pró-vitamina A, o que promove uma melhora da visão e um bronzeado maravilhoso;
• não possui calorias - altamente recomendado em dietas para perda de peso;
• auxilia no controle da pressão alta e no desenvolvimento do sistema nervoso, melhora gripes e diminui o colesterol.

Essa fruta nasce de uma árvore de pequeno porte, que é facilmente cultivada e não requer cuidados especiais, mas que sofre muito com baixas temperaturas, assim como o tomate convencional, por isso deve ser protegida no inverno. Suas folhas podem ser aplicadas como cataplasmas quentes para tratar a inflamação das amígdalas e condições gerais da garganta. Consumir o tomate de árvore diariamente em nossa dieta fornecerá vitaminas, minerais (cálcio, ferro, fósforo e magnésio) e uma série de nutrientes essenciais para o nosso corpo.

Agora que você já conhece todas as características e benefícios do tomate de árvore, vai aqui uma super dica: consuma sem moderação!

Nome Científico:
Solanum betaceum


Nome Popular:
Tomate-de-árvore, Tamarillo, Tomate-da-Índia


Partes utilizadas:
Frutos in natura em forma de sucos, doces, saladas, e molhos, como também podem ser cozidos e assados.


Suco de Tomate-de-árvore
Descasque os frutos maduros e triture cerca de 200g para cada copo de liquidificados e coe retirando as sementes. Adicione gelo e açúcar a gosto. Pode ser feito com leite também.