De folhas largas e grandes, adoram uma beira de estrada e borda de mata.
Alguns a conhecem como pariparoba, mas nós que adoramos uma planta comestível a conhecemos como caapeba, já que paripoba é um nome é característico de espécies não comestíveis.
O nome tem origem indígena, no qual “caa” significa folha e “peba” significa larga. Cientificamente recebe o nome de Piper umbellatum e, dependendo da região, ainda possui outros nomes populares, como catajé ou malvarisco.
Conhecida por auxiliar no tratamento de infecções urinárias, hoje em dia é bem comum encontrá-la em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais. Falar de alternativas naturais com PANC é muito interessante, pois essas plantas trazem consigo diversos benefícios à saúde e têm sido alternativas excelentes para a cura de doenças e alívios de sintomas.
É da família das piperácea, a mesma que a pimenta do reino, por isso seu sabor se assemelha a leve ardida da pimenta. No México, por exemplo, é conhecida como hoja santa e sua principal utilização é como condimento. Na culinária apresenta infinitas possibilidades de uso, já que suas folhas podem ser usadas como “embalagem” de alimentos devido ao seu tamanho e também picadinhas. No Brasil é encontrada em pratos enrolando charutinhos, carnes e peixes, refogada e até em saladas. Para todas as formas de uso é importante ferver a folha para tirar seu amargo e depois é só apreciar seu sabor amadeirado e levemente picante.
As folhas, a raiz, o caule e as sementes são utilizados no preparo de chás para se obter os variados benefícios que proporciona. É ótima para o tratamento de infecções urinárias, cistites e na eliminação do inchaço e retenção de líquidos. Também é considerado um poderoso laxante natural, pois contribui para o bom funcionamento do intestino, sendo indicado também para quem possui prisão de ventre. Mas atenção: o consumo do chá deve ser evitado por gestantes e lactantes, pois em alguns casos pode surtir efeitos colaterais como diarreia, vômitos, febre, cólicas, tremores, alergias e dores de cabeça.
Se quiser plantá-la escolha lugares que não tenham muita incidência de sol e que sejam úmidos. Por ser arbórea, ela cresce para cima e não para os lados, o que também é ideal para quem tem pouco espaço. O processo de plantio é simples: basta esmagar seus frutos maduros, misturá-los na terra bem adubada e espalhar onde deseja ter suas mudinhas. Na natureza, seus frutos, que parecem dedinhos molengos, podem ser levados pelo vento ou por passarinhos. É dessa forma que elas se propagam na floresta e nos locais que nascem “espontaneamente’.
Nome Científico:
Piper umbellatum
Nome Popular:
Pariparoba, caapeba, catajé, malvarisco, manjerioba
Partes utilizadas:
Folhas e flores
Charuto de Caapeba
Refogue 1/2kg de carne moída ou cenoura picada com com alho, cebola e sal. Junte 1 copo de arroz e deixe cozinhar até amolecer. Em seguida coloque a mistura sobre folhas de caapeba e enrole os charutos (seis charutos médios). Prender com palitos para que não se abram. Coloque em forma refratária, cubra com molho de tomate, polvilhe queijo ralado e leve ao forno para gratinar.