Você já reparou que algumas frutas, legumes e hortaliças ficam bem mais caras em determinadas épocas do ano, e outras até somem das prateleiras?
Pois é… isso acontece por causa de um fenômeno que atinge todas as plantas, chamado “sazonalidade”. As diferentes espécies de plantas lidam de formas diferentes com as condições ambientais ao longo do ano. Por isso, cada espécie se desenvolve melhor em um determinado conjunto de condições climáticas, e oferece diferentes recursos ao longo do ano, de acordo com o seu ciclo.
Por exemplo, a amoreira, é uma planta bem adaptada a mudanças sazonais de temperatura, incluindo verões ensolarados e invernos frios. Ainda assim, ela responde de forma diferente a essas condições. A amoreira perderá a maior parte das folhas no inverno. No verão, estará frutificando, e você poderá colher frutos verdes em outubro, e frutos bem maduros a partir de novembro.
Mas se as plantas são sazonais, como algumas permanecem no mercado o ano todo? Para conseguir produzir certos vegetais fora de sua época, os agricultores encontraram maneiras de burlar os desafios enfrentados por frutas e vegetais. Eles utilizam pesticidas, agrotóxicos, fertilizantes, hormônios e climatizações artificiais. Tudo o que a gente quer evitar, né?
Consumir os vegetais da estação só traz benefícios:
1. São muito melhores: Os alimentos da estação são mais frescos e nutritivos pois quando cultivados em seu período natural, eles assimilam melhor os nutrientes e se desenvolvem melhor, tornando-se, além de mais nutritivos, mais saborosos e aromáticos;
2. São mais baratos: Quando as condições ambientais são favoráveis ao cultivo de uma espécie, a produção dela é maior, e o aumento na oferta reduz o preço para o consumidor;
3. São mais seguros: Ao optar pelos alimentos da época, você pode evitar a ingestão de um volume maior de agrotóxicos e outros compostos químicos indesejados, pois os alimentos produzidos na época de sua safra, teoricamente, não precisam desse suporte;
4. Consumir alimentos da estação é respeitar o meio-ambiente: Além de todos os químicos já mencionados, que poluem o solo e os lençóis freáticos, são necessárias agressivas manipulações do solo para o cultivo fora de época;
5. A alimentação sazonal é muito mais biodiversa: Quem passa o ano consumindo em cada estação os alimentos da época ingere uma variedade muito maior de espécies e, consequentemente, fornece ao seu organismo diferentes nutrientes!
Optar por comprar frutas da estação é uma maneira de aplicar o consumo consciente e biodiverso ao seu cotidiano, garantindo a sustentabilidade da produção e tornando-a mais segura não somente para o nosso consumo, mas também para o planeta.
Mas e as PANC?
As PANC são não convencionais, mas não são loucas: elas também estão sujeitas à sazonalidade! É por isso que não dá pra comer uva-japonesa, ou tomar aquele chá de folha de amora a qualquer momento. Por outro lado, aqui no meu jardim, tem PANC o ano todo! Quer saber o segredo? É só cultivar uma grande variedade de plantas diferentes, e colher em cada estação aquelas que estão produzindo. Que tal?