Você sabia que tem peixinho que dá na horta e não no mar? Pois é, no mundo das PANC tem!
O peixinho-da-horta é uma plantinha aveludada conhecida também por peixinho, lambari, lambarizinho, lambari-de-folha, orelha-de-coelho, orelha-de-lebre e sálvia dependendo da região. Originária da Turquia, do Sudoeste da Ásia e do Cáucaso, sempre foi muito utilizada para decoração, principalmente por ser uma planta muito charmosa e cheirosa.
Mas afinal, por que peixinho? Ela ficou famosa pelo seu sabor, que é bem parecido com o do peixe, por isso recebeu esse nome. Além disso, a forma mais utilizada nas receitas é a empanada e frita, que é uma delícia e fica ainda mais parecida no sabor.
A Stachys byzantina é uma planta utilizada como ornamental, pois se reproduz com facilidade e assim se espalham formando folhinhas de cor verde-prateada. É bem resistente a insetos e doenças e normalmente ficam murchinhas quando o dia é muito quente, mas se recuperam logo com o frescor da noite.
A receita básica é com suas folhas lavadas, secas e empanadas servidas como guarnição ou aperitivo. A dica é o tempero: com alecrim e azeite ficam deliciosas! Seu sabor é amargo e bem característico, o que não significa que você vá se arrepender ou que é ruim. Por ser bastante saborosa e servir inúmeros pratos bem preparados também é um ótimo acompanhamento. Se não quiser prepará-la frita, pode ser colocada na salada junto com outras plantinhas comestíveis, como a capuchinha por exemplo.
Conheça as inúmeras vantagens para a nossa saúde:
• Diminui a tosse;
• Auxilia a calmar a pele e outros tecidos do corpo;
• Ajuda a tratar problemas estomacais;
• Previne inflamações na garganta;
• Possui alto valor proteico, por isso é muito usada por vegetarianos e veganos em substituição à carne.
Com tantos benefícios ficou fácil querer uma PANC dessa na sua casa. Como já mencionamos, ela é bem resistente e por isso não exige cuidados específicos. Se você quiser plantar pelas folhas, basta desmembrá-las de uma touceira e colocá-las no local desejado. Temos certeza que será uma surpresa vê-las crescendo com rapidez e ainda descobrir que seu cheiro é super agradável.
Que tal plantar peixinhos? Essa é uma ótima oportunidade para quem está em transição para uma nova alimentação.
Nome Científico:
Stachys byzantina
Nome Popular:
Peixinho-da-horta, peixinho, lambari, lambarizinho, lambari-de-folha, orelha-de-coelho, orelha-de-lebre e sálvia
Partes utilizadas:
Folhas
Petisco de peixinho-da-horta
Lave as folhas de peixinho-da-horta e seque. Em um prato fundo, bata os ovos com sal, e em outro prato coloque o fubá com trigo sarraceno. Passe as folhas primeiro no ovo e depois na mistura de fubá com trigo sarraceno. Frite em pouco óleo e lentamente para não queimar.
Quer surpreender seus convidados com uma deliciosa fritada de Peixinho da Horta? Clique aqui!