Se você já é fã dela, agora vai se surpreender ainda mais! Essa é uma PANC das PANC mesmo, ou seja, tudo dela se aproveita, mesmo que você ache estranho ou peculiar. Nativa do Brasil e cultivada por povos originários, apresenta cores, formatos e variedades diferentes de acordo com a região. Há estudos que mostram 324 variedades cultivadas de norte a sul do nosso país e também é chamada de batata-da-terra, batata-da-ilha, jatica e jetica.
Em todas suas espécies da batata-doce (Ipomoea batatas) é comum suas folhas soltarem um leite branco, que para muitos é um sinal de veneno da planta. De fato, a batata-doce crua é tóxica, mas quando são cozidas tornam-se seguramente saudáveis. Normalmente, não vemos as folhas quando a compramos em mercados e feiras, já que seu uso convencional são os tubérculos, mas sempre que encontrá-las peça tudo: folhas, batatas e raízes.
Além das suas folhas, os brotos são comestíveis após breve cozimento e têm um sabor irresistível, além de ser muito nutritivo. Essa PANC da vez é riquíssima em nutrientes e antioxidantes. Das folhas se preparam refogados após um cozimento rápido, como a couve e o espinafre, e são muito usadas na culinária como recheio para tortas salgadas, sopas, patês, purês, bolos, molhos ou mesmo acompanhamentos. Uma infinidade de possibilidades para todos os gostos e sabores.
Quando a gente fala em batata-doce, muitos já fazem referência ao pessoal fitness, que busca alto teor energético, além das propriedades nutricionais desse alimento. Mas vale ressaltar que quando falamos das folhas e raízes reforçamos ainda mais os benefícios dessa PANC. Entre seus principais nutrientes encontram-se:
• Vitamina C;
• Vitamina A;
• Vitamina B2;
• Tiamina;
• Proteínas (que ajudam a prolongar a saciedade!);
• Ácido fólico.
Tanto as folhas como as raízes podem ser utilizadas em chás e tem potencial anti-inflamatório, diminuem o inchaço do corpo e fortalecem o sistema imunológico. Seus nutrientes auxiliam no combater a ansiedade e, consequentemente, a compulsão alimentar. Há pesquisas demonstrando que as folhas da batata-doce possuem mais nutrientes do que o próprio tubérculo. Aproximadamente cinco vezes mais vitamina C e dez vezes mais vitamina B2, segundo o resultado de um trabalho desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual da Louisiana, nos Estados Unidos.
Ela é cultivada a partir de raízes colocadas em solo úmido, quente e arenoso. A planta é do tipo rasteira e suas ramas desenvolvem-se rapidamente. É preciso de um espaço médio a grande para o seu cultivo.
Nome Científico:
Ipomea batatas
Nome Popular:
Batata-da-terra, batata-da-ilha, jatica e jetica
Partes utilizadas:
Folhas, tubérculos e raízes.
Batata-doce à mineira
Cozinhe 1kg de batata-doce com casca até ficar macia e escorra. Em seguida, descasque e corte em rodelas grossas. Reserve. Frite uma cebola cortada em rodelas e deixe dourar. Acrescente 2 tomates sem pele e sem sementes picados, um caldo de galinha dissolvido em 1 xícara de água quente e salsinha a gosto. Refogue mexendo por alguns minutos. A seguir acrescente as batatas ao molho, tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos. Polvilhe queijo ralado por cima das batatas e deixe derreter um pouco.