Uma PANC para se cultivar em casa e que tem nome e sobrenome: Curcuma longa, conhecida como cúrcuma, açafrão-da-terra, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia, açafroa e até gengibre amarelo. Uma planta herbácea da família Zingiberaceae, a mesma do gengibre, originária da Ásia e que possui uma raiz comestível e saborosa.
Muitas vezes é cultivada apenas como uma planta ornamental em canteiros isolados ou como flor de corte, mas a boa notícia é que, além de ornamental, ela pode ser uma ótima opção de tempero, que fará bem a sua saúde e ao seu sistema imunológico. Claro que os pacotinhos em pó nas prateleiras dos mercados também são consumíveis, mas ela in natura e fresquinha tem outro sabor, além de possuir uma maior quantidade de nutrientes.
Vamos começar falando do seu rizoma, que é a raiz, um bulbinho cheiroso da cor da terra que pode ser consumido fresco ou após a seca. Para o consumo in natura, basta lavar e ralar (ou picar) na hora do preparo do prato. Um pouquinho já rende bastante, por isso é muito usada como corante, já que em pequenas quantidades é capaz de colorir, dar sabor e encher de nutrientes os cozidos, refogados, cremes, risotos e o que sua criatividade pedir. Seu sabor é mais adocicado e aromático, e lembra muito comida tailandesa e indiana. Além do rizoma, as folhas são usadas para embrulhar peixes ou legumes durante o preparo de pratos cozidos ou assados e também picadinhas em forma de tempero. As folhas são mais difíceis de encontrar, por isso a gente sempre incentiva plantar. É muito bom colher do nosso espaço uma especiaria como essa, né?
Exuberante, saborosa, cheirosa e também extremamente medicinal, pois além de ajudar o fígado a desintoxicar, auxilia também no equilíbrio da microbiota corporal. Tanto as folhas como os rizomas são antioxidantes, anti-inflamatórios e anticancerígenos. Veja quantos benefícios:
• Ajuda a reduzir os índices de colesterol;
• Contribui para deixar o sangue mais fluido;
• eduz os riscos de ataque cardíaco e derrame cerebral;
• Previne e trata o câncer, demência e muitas doenças autoimunes;
• A curcumina, presente na planta, é um antioxidante mais poderoso que a vitamina E;
• Auxilia no tratamento de psoríase e infecções fúngicas ao ser aplicada diretamente sobre a pele.
A cúrcuma é uma típica planta tropical, gosta de muita água e adora o sol. Seu cultivo é bem simples: basta enterrar um pequeno pedaço da raiz, manter a terra úmida e esperar que ela brote. Em seguida, nascem então suas folhas grandes, largas e verde escuras. Quando floresce, sua flor branca em pendão é um colírio! Aproveite esse momento, pois não florescem com frequência. Se for plantar em vasos, opte pelos largos, assim suas raízes podem se aprofundar e as folhas também ganharão um espaço para se desenvolver.
Nome Científico:
Curcuma longa
Nome Popular:
Cúrcuma, açafrão-da-terra, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo
Partes utilizadas:
Raízes e folhas
Amendoim temperado com cúrcuma:
Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Numa tigela, misture bem o amendoim cru e sem pele (2 xícaras de chá) com o óleo (1 col. de sopa), a cúrcuma (2 col. de chá), o sal (1 col. de chá) e a pimenta (a gosto) para que todos os grãos fiquem envolvidos com o tempero. Se preferir, utilize o sal moído na hora para dar uma textura mais crocante ao preparo. Distribua o amendoim temperado numa assadeira grande e leve ao forno por 15 minutos. A cada 5 minutos, abra o forno e chacoalhe a assadeira ou mexa com uma espátula para assar por igual. Retire do forno e deixe o amendoim esfriar completamente antes de servir ou armazenar.
Procurando PANC e derivados para refeições saudáveis e biodiversas? Clique aqui!