Muito procurada por sua beleza exótica, a Costela-de-adão chama atenção por suas folhas amplas e bem recortadas pela natureza, parecendo até que foi rasgada à mão. Seu perfume sente-se de longe. Do gênero Monstera, seu nome botânico Monstera deliciosa já diz muito sobre o seu lado PANC. Na realidade, ela por inteiro é uma experiência e tanto.
Conhecida também como Abacaxi-do-reino, Banana-do-mato, Ceriman, Monstera, entre outros, pertence à família das Aráceas e é nativa da América Central, sendo hoje cultivada em quase todas as regiões do mundo. É mais conhecida como Costela-de-adão, pois os seguimentos em suas folhas lembram costelas. Alguns registros históricos indicam que a Princesa Isabel, filha de D. Pedro II, considerava a fruta como sua predileta.
Raramente a planta produz flores e frutos, especialmente quando mantidas dentro de casa, mas ao vê-los e experimentá-los o sabor é irresistível. É uma mistura de sabores tropicais, como abacaxi, atemóia e maracujá. Mesmo com a fama de “venenosa”, é possível sim ingeri-la com informação, pois possui um elemento chamado oxalato de cálcio, que é encontrado também em plantas como a comigo-ninguém-pode e a taioba crua. Nas folhas e na fruta verde, sua concentração é alta e, ao passar pela língua e garganta, pode causar microlesões, inchaços, perda de ar e até asfixia. Demora cerca de 1 ano para amadurecer no pé e antes disso não se deve ingerir as folhas e o fruto verde.
Depois de madura, a fruta é comestível e deliciosa. O nome não mente! Para ter certeza que está no ponto para ser comida, observe seus gomos que se soltam com facilidade da espiga. As cascas se dobram para fora e exalam um perfume bem adocicado. Ela amadurece melhor fora do pé, depois de colhida. Normalmente é fininha, então chama a atenção quando incha, que é o ponto para ser tirada da planta. Depois, basta tirar os gomos e comer juntamente com os pedacinhos pretos da parte interna da fruta. É possível também usá-los em saladas de frutas, acompanhamento de pratos doces, bolos, pudins, drinks ou como você inventar. Ela merece ser saboreada pura, por isso evite misturar com outros ingredientes para não abafar seu sabor.
Conheça seus benefícios:
• Rica em vitamina C: contribui no auxílio da cicatrização de ferimentos, ajuda a manter a saúde do coração, auxilia na prevenção de doenças degenerativas e tem papel fundamental na metabolização de outros nutrientes;
• Auxilia na absorção de ferro dos alimentos consumidos, evitando assim a anemia;
• Fonte de proteínas, o que auxilia no aumento da imunidade e também na circulação sanguínea, digestão e metabolismo;
• Rica em fósforo, que participa da proteção muscular e do correto trabalho dos rins, coração e cérebro.
Linda, cheirosa, cheia de benefícios para a saúde e ainda comestível...como não querer uma dessa na sua casa? Seu plantio é fácil! Basta cortar o caule e fincar em solo bem adubado. Durante a primavera e verão aumentam as possibilidades de enraizamento. Aproveite que estamos no clima certo para ela se propagar =)
Nome Científico:
Monstera deliciosa
Nome Popular:
Costela-de-adão
Partes utilizadas:
Frutos.