Da mesma família do gengibre, nossa PANC da vez, além de exuberante, pode substituí-lo em diversas receitas. Estamos falando do lírio-branco (Hedychium coronarium), também conhecido por lágrima-de-vênus, lírio-do-brejo, jasmim-do-brejo, gengibre-branco, jasmim-borboleta ou lírio-de-oxum.
De origem asiática, a planta perene da família Zingiberaceae ocorre naturalmente em áreas úmidas e sub-bosques da Mata Atlântica. Possui uma folhagem verde muito ornamental e suas flores são brancas, grandes, se formam o ano todo e possuem perfume que lembra os lírios-do-campo. As sementes possuem formato ovalado e coloração avermelhada, e seu porte varia entre 1,5 a 2m de altura.
Com relação a sua parte PANC, podemos dizer que é uma experiência completa: suas flores são comestíveis e, inclusive, podem ser consumidas cruas; sua raiz é espessa, rosada e, apesar de não ser muito picante, pode substituir o gengibre em diferentes receitas; suas folhas podem ser utilizadas para assar carnes e peixes após enrolá-las sobre eles; e seus rizomas, ricos em amido, podem ser transformados em farinha e polvilho, que são utilizados no preparo de biscoitos, bolos e pães. Esse amido também é usado na confecção de mingaus, pudins, sorvetes e geleias. O chá do rizoma também pode ser tomado e “in natura” pode ser acrescentado ralado a sucos e molhos.
Benefícios para o consumo:
• Seu rizoma possui propriedades que ajudam a acalmar a tosse e as irritações localizadas na faringe;
• Trata dor de garganta e problemas respiratórios;
• Possui propriedades tônicas no rizoma, que estimulam a resposta imunológica do organismo, diminuem a fraqueza e a sensação de cansaço, estimulam a produção de células e recuperam tecidos que sofreram danos;
• Ação antirreumática;
• Possui propriedades cardiotônicas em suas flores, que contribuem para o aumento da força de contração dos músculos do coração;
• Seu óleo aromático é sedativo para os nervos, calmante.
O lírio-branco aprecia solos ricos em matéria orgânica e brejosos, ou seja, locais que se mantenham permanentemente molhados, sem no entanto ficarem abaixo da água. É ideal para margens de lagos e espelhos de água. Seu crescimento é muito rápido e, por apresentar grande potencial invasivo, sua área de plantio deve ser bem planejada. É necessário aguardar as sementes amadurecerem (germinarem) antes de plantá-las. Recomenda-se realizar as podas no período de término do inverno para que a planta se desenvolva bem e para estimular o crescimento de uma nova folhagem. Floresce do verão ao outono.
Nomes Científicos:
Hedychium coronarium
Nomes Populares :
Lágrima-de-vênus, lírio-do-brejo, jasmim-do-brejo, gengibre-branco, jasmim-borboleta ou lírio-de-oxum
Partes utilizadas:
Flores, folhas, raízes e rizomas
Molho de gengibre-branco:
Descasque e rale 50g de raiz de lírio-branco. Pique uma cebola grande em pedaços bem miúdos. Refogue-os em 125g de manteiga, em fogo médio, por aproximadamente 20 minutos. Coe tudo numa peneira fina e passe para outra panela. Junte duas gemas, 100g de creme de leite, o sal e pimenta a gosto e mexa bastante com uma colher de pau. Deixe em fogo brando por 5 minutos. Esse molho acompanha peixes, frango, verduras ou legumes cozidos.
Buscando PANC e derivados que não encontrou no site? Peça por aqui!