Nossa PANC da vez está nas lendas populares do mundo todo como uma planta mágica, que possui fadas escondidas em suas flores e dos seus ramos são feitas as melhores varinhas (os fãs de Harry Potter com certeza se lembram!). Estamos falando do sabugueiro ou sabugueirinho, nome dado a uma série de espécies de plantas do gênero Sambucus que podem ser encontradas em diferentes partes do mundo. Existem estudos científicos sobre uma delas, a Sambucus nigra, que iremos abordar em detalhes nesse conteúdo.
Originária da Europa, Ásia e norte da África, o sabugueiro pertence à família Caprifoliaceae e é uma planta de uso medicinal e culinário tradicional nos países europeus. No Brasil, é cultivada no Estado do Rio Grande do Sul, onde existe uma espécie nativa muito semelhante a ela, a Sambucus australis, também considerada medicinal com as mesmas indicações. São plantas arbustivas ou que formam pequenas arvoretas, de ciclo de vida perene e porte médio podendo atingir de 2 a 5 metros de altura. As flores brancas em conjunto terminal são muito atrativas às abelhas e outros polinizadores e suas folhas são compostas, verdes escuras e com margem serreada. Os frutos são bagas de cor negra ou violeta, redondos e com duas sementes ovais.
Com relação a sua parte PANC, recomenda-se o uso de flores e bagas para alimentação. No uso medicinal, flores, bagas, cascas, raízes e folhas são utilizados. Diversas bebidas, chás, xaropes e refrescos são feitos com flores e bagas do sabugueiro. As bagas são utilizadas também para a confecção de licores, geleias, doces diversos e aprofundar a coloração de vinhos tintos. Atenção: algumas partes dessa planta são tóxicas devido ao seu elevado conteúdo de alcaloides cianídricos, portanto o consumo de partes verdes, raízes e frutos só é possível após cozimento para degradação do cianeto.
Benefícios do consumo para a saúde:
• Rica em antioxidantes, que combatem os radicais livres e atuam protegendo as células, reduzindo o risco de degeneração celular e a evitando o envelhecimento precoce;
• Fonte de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e a saúde da pele, dos tendões e vasos sanguíneos;
• Possui grande quantidade de vitamina B, sendo recomendada para tratar inflamações do sistema nervoso;
• Poderoso descongestionante e antitérmico devido a sua característica sudorífera;
• Possui características depurativas de sangue, hematopoiética e diurética;
• O banho de flores é indicado em doenças como catapora e sarampo para reduzir o incômodo das pápulas;
• Estimula o funcionamento do intestino;
• Indicada para problemas respiratórios, gripes e resfriados.
É uma planta muito resistente, pouco exigente e que pode ser cultivada em vários tipos de solos, desde que sejam profundos, bem drenados e livres de inundações. Em propagação doméstica, o método mais utilizado é a estaquia de seus ramos. Na produção de mudas e em plantas jovens, as regas deverão ser efetuadas apenas para manter o solo ligeiramente umedecido. Em plantas adultas, no caso de estiagens prolongadas, as regas devem ser feitas de 1 a 2 vezes por semana.
Nome Científico:
Sambucus nigra
Nome Popular:
Sabugueiro ou sabugueirinho
Partes utilizadas:
Flores, bagas, cascas, raízes e folhas
Flor de sabugueiro à milanesa:
Misture a farinha (10 col. de sopa), um ovo e adicione leite até obter uma massa homogênea. Adicione 10 flores do sabugueiro após a remoção das partes mais duras. Frite em óleo quente, retire o excesso de óleo e prove. Se preferir, pode passar um pouco de açúcar de confeiteiro.
Procurando PANC e derivados para refeições saudáveis e biodiversas? Clique aqui!