Suas flores são consideradas o símbolo do Havaí e, por lá, a preferida pelas mulheres quando querem se embelezar. Além disso, é umas das plantas mais cultivadas nos jardins brasileiros devido ao seu rápido crescimento, beleza e rusticidade. O que talvez você não saiba é que ela também é COMESTÍVEL!
Arbusto muito comum nas cidades, o hibisco (Hibiscus rosa-sinensis), também conhecido como hibisco-da-china, mimo-de-vênus, graxa-de-estudante e hibisco-tropical, pertence à família botânica Malvaceae e tem origem na Ásia Tropical, onde ocorre de forma espontânea na vegetação da região. É uma das plantas ornamentais mais cultivadas em todo o mundo, especialmente nos países de clima tropical e subtropical, como o Brasil. Alguns relatos contam que a espécie foi trazida para cá por escravos africanos no século XVII.
Possui porte variando entre 2 a 4 metros de altura, crescimento ereto e bastante ramificado. Suas folhas são simples, alternadas, pecioladas, de coloração verde-escuro, formato ovalado, margens dentadas e tamanho variando entre 4 a 9 cm de comprimento. As flores são solitárias, saindo das axilas das folhas na porção terminal dos galhos, contém cinco pétalas, margem lisa ou irregular e normalmente são vermelhas, porém há uma grande variedade de cores. Em geral, o miolo das flores possui colorações distintas: o fundo é geralmente vermelho ou bordô e contornado, em algumas variedades, por outro alo esbranquiçado; do centro da flor emerge uma longa coluna com numerosos estames concentrados na porção terminal.
Com relação a sua parte alimentícia, suas flores são comestíveis, com sabor levemente ácido, muito versáteis na cozinha e podem ser utilizadas na composição de saladas e guarnições, além de ser uma excelente opção na decoração de pratos variados. Também podem ser utilizadas na produção de geleia, chutney, patês e cremes doces ou salgados. Além disso, são um belo corante. As folhas jovens também podem ser consumidas refogadas ou na forma de salada e liberam uma mucilagem parecida com a da ora pro nobis, que é muito boa para engrossar caldos. A raiz é comestível, embora com pouco sabor, muito fibrosa e de textura mucilaginosa.
Os benefícios do consumo incluem:
• Na medicina chinesa são atribuídas propriedades antiespasmódicas, analgésicas, adstringentes e ligeiramente laxantes;
• Possui propriedades antioxidantes devido à presença do ácido protocatecuico, o que protege o organismo contra a ação dos radicais livres, combatendo assim o envelhecimento e evitando o câncer;
• Possui potencial anti-hipertensivo devido à sua ação vasodilatadora;
• É gastroprotetor, diurético e digestivo;
• Possui ação anti-inflamatória e expectorante;
• Tem efeito calmante e anticaspa.
São plantas bastante rústicas, que não requerem solo especialmente rico em matéria orgânica, e bastante resistentes à falta de água (dependendo da região, vão sobreviver e florir abundantemente com as chuvas ocasionais). Se dão bem especialmente se estiverem no jardim, ao ar livre, onde suas raízes poderão de estender à procura do que necessitam para a sua nutrição. Em vasos a realidade muda e é necessário oferecer adubo orgânico a cada estação, especialmente quando se iniciar a floração. O plantio ocorre facilmente através de estacas de galhos que podem ser enterradas diretamente na terra, no local definitivo, ou no vaso. Prefira retirar e plantar as estacas durante o período de chuvas, porém sempre recolha as não floridas, pois terão mais preservadas suas capacidades de enraizamento.
Nome Científico:
Hibiscus rosa-sinensis
Nome Popular:
Hibisco, hibisco-da-china, mimo-de-vênus, graxa-de-estudante e hibisco-tropical
Ocorrência:
Partes utilizadas:
Folhas, flores e raiz
Sopa de beterraba com hibisco
Em uma panela, refogue uma cebola e três dentes de alho em ¼ de xícara de azeite de oliva. Adicione um inhame cozido, três beterrabas cozidas, ¼ de xícara de gengibre, pimenta, salsa e tomilho a gosto e mexa. Em seguida, ferva 500mL de água e faça um chá com 4 colheres de sopa de hibisco. Adicione-o aos vegetais refogados e leve ao fogo para terminar de cozinhar. Bata tudo no liquidificador e sirva ainda quente.
Procurando PANC e derivados para refeições saudáveis e biodiversas? Clique aqui!