Com cara de boldo e aroma de orégano, a última coisa que você pensaria ao vê-la é que se trata de hortelã. Na verdade, de hortelã graúda. Seu nome científico é Plectranthus amboinicus e, dependendo da região, é encontrada com malvarisco, malvariço, malva-santa, hortelã-da-folha-grossa, hortelã-de-folha-grande, hortelã-gorda, hortelã-pimenta, hortelã-do-norte, entre outros. Originária da África, atualmente encontra-se naturalizada na região dos trópicos em todos os continentes (pantropical).
É uma planta perene, aromática e ereta, que pode atingir até 1 m de altura, e suas folhas possuem pecíolos de 1,5 a 4,5 cm. Suas características lembram o boldo, pois ambos pertencem à família Lamiaceae, por isso suas folhas aveludadas, serrilhadas e grandes podem ser confundidas com a do seu parente, mas ao colhe-la, o aroma já exala o tempero multiuso que é a espécie.
Com relação a sua parte PANC, possui usos similares ao do orégano, da sálvia e do tomilho. Na Indonésia e Filipinas, as folhas são usadas como um tempero para dar fragrância para pratos. No Vietnã, são frequentemente utilizadas como condimento em uma popular sopa agridoce, em pratos de carne e ensopados. Na Índia, são consumidas cruas com pão e manteiga. No Norte e Nordeste do país, são utilizadas como condimento especialmente para carnes vermelhas devido ao seu sabor intenso. O aroma é forte e o sabor, levemente amargo, sendo utilizada principalmente para temperar carnes, saladas, doces, quibe, feijoada, tortas salgadas e massas, e também no preparo de chás.
Os benefícios do consumo incluem:
• Aliada no tratamento de dor de ouvido, cabeça e infecção de garganta;
• Excelente para inflamação no colo do útero e febre;
• Utilizada em casos de asma, bronquite, coriza e rouquidão;
• Seu aroma forte funciona como pesticida natural, podendo ser utilizada para espantar ratos;
• Apresenta forte ação fungicida e antibacteriana;
• Pode ser utilizada para destruir larvas de mosquitos transmissores da malária (Anopheles);
• Com os princípios medicinais da planta é possível se obter um chá analgésico e calmante.
Para multiplicar a planta, basta pegar um ramo e inserir na terra, em um local protegido de sol intenso, até que enraíze e comece a crescer. Não exige muitos cuidados, é pouco atacada por pragas e cresce rápido.
Nome Científico:
Plectranthus amboinicus
Nome Popular:
Hortelã-gorda, hortelã-do-norte, hortelã-graúda, malvarisco, malvariço
Ocorrência:
Partes utilizadas:
Folhas
Pesto de hortelã-do-norte
Bata no liquidificador, folhas de hortelã-do-norte com azeite de oliva extra-virgem. Se quiser, acrescente nozes picadas em pedaços pequenos! A hortelã-do-norte é extremamente aromática e saborosa e pode ser usada para o pesto, mas também vai bem no tempero de carnes, especialmente frango!
Procurando PANC e derivados para refeições saudáveis e biodiversas? Clique aqui!